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A nova resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), nº 2.336, de 13 de setembro de 2023, trouxe mudanças significativas nas regras de publicidade médica, permitindo que médicos divulguem na internet imagens de pacientes, incluindo o formato “antes e depois”. Esta mudança gerou opiniões divergentes.
Os pacientes que baseiam sua escolha de profissional unicamente em postagens de antes e depois nas redes sociais devem estar atentos e reconsiderar seus critérios, já que há o risco das imagens terem sido obtidas de forma a aumentar artificialmente os resultados através de jogos de luzes e posicionamentos corporais estratégicos dos pacientes, risco de manipulação dessas imagens através de programas de computador ou até a publicação de fotos que não são de autoria do médico, o que pode gerar expectativas irreais, uma vez que a fiscalização dessas imagens é quase nula.
Além disso, segundo o Manual da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME) do Conselho Federal de Medicina (disponível em
https://www.flip3d.com.br/pub/cfm/index9/?numero=45&edicao=5578), "as imagens devem vir acompanhadas de texto educativo, contendo indicações terapêuticas, possíveis evoluções satisfatórias ou insatisfatórias, fatores que possam influenciar negativamente o resultado e possíveis complicações decorrentes da intervenção. Quando possível, essas apresentações devem mostrar, também, os diferentes biotipos e evoluções imediatas, mediatas e tardias ... As imagens também não podem ser manipuladas e o paciente não pode ser identificado.....utilizando imagens de ao menos quatro diferentes pacientes.... Descrição de possíveis resultados insatisfatórios e complicações, que podem ser demonstrados através de ilustrações, fotografias ou texto.... O uso de imagens que envolva exposição de mamas femininas, região glútea e/ou região íntima é vedado em redes sociais ou qualquer outro meio de publicidade de livre acesso ao público, devendo restringir-se a websites (landing pages) com aviso legal de acesso exclusivo a maiores de 18 anos."
Infelizmente, muitos médicos que publicam fotos de antes e depois em suas redes sociais o fazem sem seguir as orientações do CODAME e do Conselho Federal de Medicina, com a única finalidade de atrair pacientes incautos, o que configura sensacionalismo e autopromoção.
É inegável que as redes sociais, atualmente, são uma ferramenta poderosa de marketing, conectando médicos e pacientes. No entanto, é fundamental lembrar que essa autorização não elimina a possibilidade de punição para publicações irresponsáveis ou enganosas. Alguns profissionais podem interpretar erroneamente essa liberação, negligenciando as diretrizes que ainda devem ser seguidas.
Dessa forma, para acompanhar o avanço tecnológico sem comprometer a confiança e privacidade de nossos pacientes, adotamos em nossa prática a seguinte abordagem: caso haja interesse por parte de um paciente em conhecer exemplos de casos relacionados ao procedimento desejado, mostraremos essas imagens de maneira segura e ética, apenas com autorização prévia dos pacientes, sem expô-los indevidamente e respeitando sua privacidade. Garantimos que as imagens apresentadas serão genuínas, sem qualquer manipulação, capturadas em nosso estúdio profissional com padronização científica e seguindo as recomendações do Conselho Federal de Medicina.
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